20.6.12

Bashar al-Assad



Por Fernando Rebouças

Nascido em Damasco, no dia 11 de setembro de 1965, o atual presidente da Síria, Bashar al-Assad, preside seu país desde 17 de julho de 2000, quando sucedeu o seu pai Hafez al-Assad. Desde cedo, Bashar al-Assad não demonstrava ímpeto pela política, estudou oftalmologia em Damasco e concluiu seus estudos em Londres.



Seu pai preparava seu irmão mais velho como herdeiro político, porém, depois da morte do irmão, Bashar al-Assad passou a ocupar as atenções do pai para ocupar a presidência. Depois da morte de Hafez al-Assad, ocorrida em 10 de junho de 2000, Bashar al-Assad tornou-se General do Estado Maior e Chefe Supremo das Forças Armadas Sírias.

O Partido Árabe Socialista Baaz, único partido da Síria, o indicou como candidato único para ocupar a Presidência da República, as votações foram realizadas no dia 10 de julho de 2000, tomando posso no dia 17 de julho.

Apesar da fantasia democrática, Bashar al-Assad manteve as implementações políticas de seu pai, mas , para o mundo manteve um discurso de refomas para satisfazer as cobranças da União Europeia e dos EUA, mas sem conceder qualquer abertura para a oposição política no país.

Nessa época, a Síria já mantinha tropas no Líbano e tinha uma relação tensa com Israel. As tropas sírias foram retiradas do Líbano depois de uma forte pressão internacional sobre o governo de Bashar al-Assad na ocasião da morte de seu primeiro-ministro.

No dia 27 de maio de 2007, conseguiu a reeleição num segundo referendo que registrou 97% de aprovação. No ano de 2010, viajou pela América Latina, incluindo visita ao Brasil e Cuba.

Em 2011, em meio ao clima da Primavera Árabe, o presidente sírio foi cobrado por uma maior abertura política em seu país, perante à lentidão de mudanças a oposição política síria iniciou uma série de protestos exigindo a renúncia de al-Assad, que logo enviou o exército para atacar os manifestantes.

O ato violento do presidente gerou sanções econômicas contra a Síria por parte dos EUA, Canadá, e UE. Em agosto de 2011, os EUA exigiu a sua retirado do cargo de presidente, al-Assad já era acusado de ter matado milhares de civis por meio de suas ordens militares. A esposa de al-Assad, Asma Al Akhras, referida durante anos como a Lady Di de Damasco, frustou o mundo ao apoiar os atos de abuso de poder de seu marido.

No primeiro semestre de 2012, a situação permaneceu instável na Síria, apesar da realização das eleições parlamentares em maio do mesmo ano, o partido de al-Assad obteve a maioria das votação.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bashar_al-Assad
http://portuguese.ruvr.ru/2012_05_17/Bashar-Assad-Siria-politica-Entrevista-ONU-oposicao/
http://www.buscabiografias.com/bios/biografia/verDetalle/9177/Bashar%20Asad%20Bashar%20al-Assad