10.7.12

7 dragões famosos na cultura pop

Livia Aguiar

Dragões são o máximo. Estes seres voadores e cuspidores de fogo habitam a mitologia de várias culturas antigas, da China à Inglaterra, e até hoje aparecem como personagens importantes em histórias épicas que fazem sucesso na literatura, na TV e no cinema. Para esta lista, separamos alguns dos dragões mais pop de todos os tempos. Esquecemos de algum? Inclua-o nos comentários!

7. O dragão de São Jorge – Sabedoria popular



um babaraum baa

De acordo com lendas medievais, São Jorge lutou contra um dragão e salvou diversas vidas em um território onde hoje é a Turquia. Como ele foi parar na Lua, aí, é outra história: o mito vem da cultura africana que herdamos aqui no Brasil. Para o candomblé, São Jorge é também Ogum, que tem como elementos o mar e a Lua. É por isso que dizem que o santo-orixá mora na lua, com direito a espada, cavalo e dragão.

6. Falcor – A História Sem Fim



dragão da sorte

Falcor surgiu como um membro do time de heróis de A História sem Fim – sucesso nas livrarias e nas sessões vespertinas de cinema. Ainda que este personagem mais pareça um cachorro gigante, ele é um dragão cujo principal poder é ser extremamente sortudo. Outros poderes são: voar mesmo sem ter asas e cuspir um fogo azul.

5. Draco – Coração de Dragão



rawr

Este monstrengo do filme Coração de Dragão (1996) foi o primeiro personagem totalmente computadorizado que conversava com humanos em filmes. Dublado por Sean Connery (no Brasil, a voz era de Miguel Fallabella), Drac0 deu metade de seu coração para o rei do filme, que é muito do mal. Tudo que Draco sente de dor, o rei Einon também sente. Drama.

4. Smaug – O Hobbit




O grande vilão do livro O Hobbit, de J. R. R. Tolkien vive na Montanha Solitária. Ele tem uma armadura de diamantes e outras preciosidades, por ter deitado sobre um tesouro por muitos séculos. Bilbo Bolseiro (tio do Frodo) consegue derrota-lo encontrando uma pequena brecha em sua armadura. Aguardamos ansiosamente pela adaptação de O Hobbit para o cinema, que chega aos cinemas em 2012, pelas mãos de Peter Jackson.

3. Tiamat – Caverna do Dragão



5 cabeças são melhores que 1

O dragão de cinco cabeças do desenho Caverna do Dragão causava medo até no vilão Vingador. Cada cabeça tem um tipo de baforada fatal: a branca lançava raios congelantes, a verde era de gás venenoso, a azul emitia raios e a preta mandava ácido. A mais perigosa, porém, era vermelha – a cabeça principal que cuspia fogo. Detalhe: Tiamat também conseguia se teletransportar.

2. Mushu – Mulan



"Lagartixa? Eu?"

O melhor amigo de Mulan, no filme homônimo da Disney, é um dragão minúsculo, mas muito fiel e, principalmente, engraçado (dublado por Eddie Murphy). Ele se apresenta a Fa Mulan como o Guardião das Almas Perdidas, mas na verdade ele é só o dragão que toca o gongo da família Fa.

1. Rhaegal, Viserion e Drogon – As Crônicas de Gelo e Fogo / Guerra dos Tronos


ATENÇÃO, SPOILERS! Se você ainda não sabe o final do livro Guerra dos Tronos ou não assistiu ao final da série inspirada na obra, não continue.


Fonte:  Superinteressante