3.7.12

Teoria do Conhecimento




A palavra conhecimento provém do latim cognitio, co-gnoscere. Etimologicamente, ela é formada pela preposição co, cum, em português com, no sentido de junto; e pela palavra gnoscere, do grego genesis, que quer dizer gênese, nascimento: conhecer significa nascer-junto, sentido que se conserva evidente na palavra francesa con-naître.

Nascer junto é a experiência de se descobrir numa unidade originária com o que é descoberto, o que o grego chamou de alétheia, o modo de ser da verdade.

A origem do conhecimento é o aparecimento de homem e mundo, articulados na unidade do nascimento comum do conhecimento.

A teoria é o modo do conhecimento se apresentar. Teoria, palavra originada do grego teoréo, significa etimologicamente observar, examinar, contemplar, indica a ação de ver.

Como apresentação do conhecimento, a teoria é o que deixa ver a articulação do que nasce junto, mostrando o que, neste nascimento, se descobriu.

Neste sentido, teoria do conhecimento significa o deixar ver do que foi descoberto em um nascer junto, indica uma experiência de descoberta da unidade original do que aparece.

Todavia, apesar deste seu sentido originário de unidade, com a moderna divisão cartesiana da realidade em consciência e extensão, o homem e o mundo foram separados ontologicamente em duas instâncias distintas, o interno e o externo, transformando a teoria do conhecimento em uma doutrina filosófica que investiga as possibilidades da relação entre o sujeito e o objeto, onde a verdade passa a ser compreendida como uma cópula adequada destes dois termos.

A teoria do conhecimento surge como disciplina autônoma apenas na modernidade, no pensamento de Descartes, quando a questão filosófica deixa de ser o que é o ente?, para se transformar, em: qual é aquele ente que, no sentido do ens certum, é o ente verdadeiro? A partir de Descartes, a certeza se torna medida determinante da verdade, sendo a filosofia, a teoria do conhecimento, o saber que determina a certeza do conhecimento verdadeiro.

Denominada também de metafísica, de lógica, de epistemologia e defilosofia da ciência, a teoria do conhecimento tem os seus fundamentos estabelecidos de acordo com cada perspectiva de interpretação,constituindo assim diferentes correntes do conhecimento como: o dogmatismo, o ceticismo, o criticismo, o idealismo, o realismo, etc.

Fonte: Slim Site