5.9.12

Frederick Cook


Por Fernando Rebouças

Psiquiatra e explorador norte-americano, Frederick Albert Cook nasceu no dia 10 de junho de 1865 e faleceu no dia 5 de outubro de 1940. Ficou famoso por ter alcançado o Polo Norte em 21 de abril de 1908. Porém, sua conquista por ser duvidada e esquecida, coube a Robert Peary a primazia de ter chegado ao Polo Norte em 6 de abril de 1909.



Cook nasceu em Hortnville, estado de Nova York, e faleceu em New Rochelle, no mesmo estado. Iniciou na medicina após se graduar pela Universidade de Nova York em 1890. Serviu como cirurgião na expedição Peary Arctic, entre 1891 e 1892, ao lado de seu futuro inimigo histórico. O fato de ter alcançado em 1908 o Polo Norte foi questionada, inicialmente, por Robert Peary.

A disputa entre Cook e Peary durou até a Primeira Guerra Mundial. Em 1923, Cook foi preso acusado de mentir e de ter chegado somente à região sul do Polo Norte. Em 1930, conseguiu a liberdade condicional e, no ano 1940, um indulto presidencial.

A exploração do Polo Norte teria seu inicio a partir dos anos 1810, quando o almirante inglês John Barrow propôs a ocupação da região pelas tropas da Marinha Real Britânica. Até 1907, a região recebeu diversas tentativas de conquista até se tornar algo impossível na época.

No ano de 1909, Cook e Peary informaram praticamente ao mesmo tempo que haviam chegado ao Polo Norte, iniciando uma das maiores rixas da história das descobertas no planeta Terra. Porém, na época, Peary se anunciou como descobridor do Polo Norte quatro dia depois de Cook.

No decorrer de um ano Frederick Cook retorquiu Robert Peary o acusando de maltratar os esquimós e os membros da expedição de 1891. Nessa expedição, dois membros da tribulação haviam se suicidado sob o estresse mantido por Peary. Em 1893, Cook realizou sua segunda expedição a Groenlândia; e entre os anos de 1897 e 1899, viajou numa expedição à Antártida, ao lado de Roald Amundsen.

Em 1907, Cook teria embarcada rumo ao Polo Norte para se tornar no primeiro homem a pisar naquele continente, os estudiosos o acusam de ter escolhido uma rota noroeste em direção à Ilha de Axel Heiberg, caminho que o deixou a cerca de mil quilômetros de distância do Polo Norte. Esse caminho, tecnicamente, gerou suspeitas à veracidade da exploração de Frederick Cook, além de seus relatos descritos de maneira ficcional.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frederick_Cook
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/135974/Frederick-Albert-Cook
http://nossassenhoras.sites.uol.com.br/nsartico.htm+Frederick+Cook&cd=11&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&lr=lang_pt