15.10.12

Alemanha Nazi


Por Felipe Araújo

Entre os anos de 1933 e 1945, estabeleceu-se na Alemanha um governo comandado pelo Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores e por Adolf Hitler. Naquela época, por ter o regime nazista como principal pilar ideológico, o país era chamado de Alemanha Nazi, Terceiro Reich ou Grande Reich Alemão. A denominação Terceiro Reich faz referência a outros períodos da história da Alemanha. Em alemão, Drittes Reich foi o Estado que sucedeu o Império Alemão, chamado de Segundo Reich e vigente entre os anos de 1871 e 1918, época em que a Alemanha consolidou-se como Estado-Nação. Além destes, ainda há o Primeiro Reich, que é o Sacro Império Romano Germânico, que foi a junção de várias áreas da Europa Central. Até o ano de 1943, o Estado alemão era nomeado como Deutsches Reich, mas foi alterado para Großdeutsches Reich.



No dia trinta do mês de janeiro de 1933, Adolf Hitler torna-se o Chanceler alemão. Nos seis anos seguintes, ocorreu uma enorme mudança no país no que se refere à economia. Antes da ascensão de Hitler, a nação encontrava-se prejudicada pela Primeira Guerra Mundial. Assim que o Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores entrou em cena, a Alemanha passa de uma nação pobre para uma superpotência em escala mundial.

A partir deste momento, o desemprego tornou-se uma lenda na Alemanha, suas indústrias tornam-se fortes, sendo consideradas entre as maiores do mundo. Como ícone e figura mais popular no continente Europeu, simbolizando este panorama, estava Adolf Hitler, que ganhava cada vez mais poder. Neste período ainda não existiam o limites territoriais impostos no Tratado de Versalhes, que foi um acordo pacífico entre as nações aliadas e a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial.

Na época da Alemanha Nazi os limites territoriais do país encontravam-se da seguinte forma: Dinamarca, Mar Báltico e Mar do Norte (norte), Lituânia, Cidade Livre de Danzig, Polônia e Tchecoslováquia (leste), Suíça e Áustria (sul) e Luxemburgo, França, Bélgica, Renânia e Países Baixos (oeste). Porém, houve uma mudança na configuração destas fronteiras após a Alemanha recuperar o domínio da Renânia e efetuar a anexação de Morávia, Boêmia, Sudetos e Áustria. Fora isso, após o início da Segunda Guerra Mundial, o território alemão expandiu-se ainda mais, sendo que um dos motivos do desencadeamento da 2ª GM foi a invasão alemã na Polônia, que fez França e Reino Unido declararem guerra à nação alemã.

Apesar do desenvolvimento Alemão, neste período ocorreu grande perseguição contra judeus e diversas minorias. Esse episódio ficou conhecido como Holocausto, que causou a morte de 6 milhões de judeus.

Fontes:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
SCHMIDT, Mario. Nova História: Crítica. São Paulo: Editora Nova Geração, 1999.
http://educacao.uol.com.br/historia/nazismo-violencia-e-propaganda-foram-as-armas-de-adolf-hitler.jhtmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Alemanha_Nazi