7.12.12

Cultura Shang



Desde cerca de 4500 a.C., as sociedades neolíticas localizadas às margens do rio Amarelo, na China, deram origem a culturas cada vez mais sofisticadas e também às primeiras cidades de fato. O primeiro Estado centralizado da China emergiu durante o governo da dinastia Shang (sécs. XVIII-XI a.C.). A rica cultura artística nas tradições artísticas das dinastias chinesas subsequentes.

PRIMEIRAS CULTURAS CHINESAS
China c.4500-c.1800 a.C.

No final do período Neolítico, surgiram na Chinaa culturas urbanas de certa complexidade. A cultura Yangshao desenvolveu-se ao longo do rio Amarelo, na China central, e mais de mil sítios arqueológicos já foram escavados até hoje. Estudos em um dis sítios mais conhecidos, Banpo, mostram que o povo Yangshao cultivava painço, utilizava ferramentas de pedra polida e usava roupas de cânhamo e possivelmente seda. Produziam potes de cerâmica vermelha, decorados com linhas em espiral, e algumas descobertas em túmulos levam a crer que eles acreditassem em uma conexão com os espíritos.

Em logshan, na província de Shandong, na parte mais baixa do rio Amarelo, outra cultura criou uma cerâmica negra ainda mais fina. Seus potes eram feitos com uma roda de ceramista e trabalhados com machados de pedra. Essa cultura se espalhou ao longo do médio e do baixo Yangtze, ao sul.

Em 1959, arqueólogos descobriram a cultura Erlitou, no vale do rio Amarelo, na província de Henan, escavando prédios semelhantes a palácios, túmulos e artefatos de bronze – os mais antigos já encontrados na China. Descobertas mais recentes revelaram uma variedade de culturas neolíticas tardias fora do vale do rio Amarelo, como a Majiabang, ao longo do Yangtze, na província de Jiangsu, e a Dapenkeng, no sul da China.

A CHINA SHANG
China Oriental c.1750-1027 a.C.

A dinastia Shang, por tradição a segunda da China, governou grande parte do norte e do centro centro deste país a partir de 1750 a.C., aproximadamente. Teve várias capitais, a última das quais foi descoberta em Anyang, às margens do Huan, na década de 1920. Ali arqueólogos encontraram os restos de um grande centro religioso e administrativo do antigo Estado Shang.

Por volta de 1650 a.C., os Shang se estabeleceram na capital, Zhengzhou, onde uma formidável muralha de defesa de 6,4km de extensão circundava um grande povoado cujos prédios eram construídos com barro pisado.

A CULTURA SHANG

Os achados arqueológicos mais valiosos do período Shang são objetos de bronze feitos principalmente para cerimoniais religiosos. Muitos dos vasos encontrados em Zhengzhou e Anyang eram usados em rituais, possivelmente no preparo de carnes para sacrificio ou para aquecer vinho. Os potes dessa época, feitos em bronze e de formas altamente estilizadas, viriam a ser produzidos por muitos séculos. Os Shang também continuaram a produção de discos de jade que havia sido iniciada nos tempos neolíticos.

Frequentemente decorados com complicados entalhes, a função exata desses discos continua sendo um mistério, mas eles provavelmente eram enterrados com os mortos. Nos túmulos Shang, foram encontrados muitos “ossos de oráculo”, ossos de espáduas de bois que eram usados para fazer previsões. Inscrições em ossos de oráculo constituem os mais antigos achados da escrita chinesa. A dinastia Shang chegou ao fim por volta de 1050 a.C., quando revoltas lideradas pelos Zhou – cuja influência se estendeu no Ocidente até as atuais províncias de Shaanxi e Gansu – finalmente derrubou o imperador Shang e se tornou uma potência dominante.


Fonte: http://www.ahistoria.com.br