29.1.13

1924: Primeiros Jogos Olímpicos de Inverno



Em 25 de janeiro de 1924 iniciava-se a Semana Internacional de Desportos de Inverno, em Chamonix, na França. O grande êxito fez com que o COI proclamasse a competição de 1924 como os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.


A primeira edição das Olimpíadas de Inverno teve 258 atletas de 16 países


A primeira edição do evento internacional mais importante para os esportes praticados sobre o gelo ou na neve teve início no dia 25 de janeiro de 1924, na cidade francesa de Chamonix, localizada na base do Mont Blanc – a montanha mais alta dos Alpes. Competiram em Chamonix 258 atletas de 16 países – 247 homens e 11 mulheres. Entre as modalidades disputadas esteve o hóquei no gelo, que já havia estreado nos Jogos Olímpicos de Verão em 1920, na Antuérpia. O primeiro medalhista dos Jogos Olímpicos de Inverno foi o norte-americano Charles Jewtraw, na prova de 500m de patinagem de velocidade. Porém, a Noruega e a Finlândia dominaram a competição, com 17 e 11 medalhas, respectivamente.

Os jogos de 1924 foram disputados sob o nome de Semana Internacional de Desportos de Inverno. Devido ao grande sucesso do evento, em 1925 o Comitê Olímpico Internacional decidiu criar uma versão de inverno para os Jogos Olímpicos. Em 1926, por fim, a Semana de 1924 foi reconhecida como a primeira edição da história das Olimpíadas de Inverno.
Os medalhistas olímpicos Sonja Henie e Gilles Grafstrom, em Chamonix 1924

A primeira medalha da Alemanha foi um bronze nas Olimpíadas de Inverno de St. Moritz, Suíça, em 1928. Nos jogos de 1936, disputados na cidade alemã de Garmisch-Partenkirchen, o país conquistou três medalhas de ouro e três de prata, competindo com a bandeira nazista – perdendo apenas para a Noruega no número de medalhas.

Pausa durante a guerra

A Segunda Guerra Mundial inviabilizou a disputa de inúmeras competições esportivas internacionais, e com as Olimpíadas não foi diferente. Tanto os jogos de verão como os de inverno foram cancelados em 1940 e em 1944. Destruída durante a guerra, a Alemanha não figurou no quadro de medalhas das Olimpíadas de Inverno de 1948, novamente realizadas em St. Moritz.

Os Jogos de Inverno foram realizados no mesmo ano das Olimpíadas de verão até 1992, em Albertville, na França. A partir das Olimpíadas de 1994, em Lillehammer (Noruega), os Jogos de Inverno passaram a ser disputados nos anos pares não coincidentes com os Jogos de Verão.

O Brasil nos jogos

Pela ausência de condições climáticas propícias para a prática dos esportes de inverno, o Brasil não tem tradição no campeonato. A participação de países tropicais nas Olimpíadas de Inverno, pelo contrário, acaba causando estranheza nos demais participantes.

Segundo o histórico do Comitê Olímpico Brasileiro, a participação brasileira em Jogos Olímpicos de Inverno se iniciou em Albertville, em 1992, quando o Brasil foi representado por sete atletas, todos do esqui alpino.

Fonte: DW