13.2.13

Gonçalves Dias


Gonçalves Dias


Antônio Gonçalves Dias nasceu no ano de 1825, em Caxias, no Estado do Maranhão. Ele cursou a faculdade de Direito em Coimbra, Portugal e regressou ao Brasil para lecionar. Gonçalves Dias, um dos maiores poetas braisleiros, conhece, nessa sua volta, Ana Amélia, por quem foi apaixonado e para quem escreveu um dos seus mais belos poemas, "Ainda Uma Vez, Adeus". O amor, porém, não pode ser concretizado já que Ana Amélia era descendente de família tradicional e orgulhosa, que não aceitava vê-la casada com um mestiço e, além disso, bastardo. O poeta, então, resolve terminar com Ana Amélia, mesmo perdidamente apaixonado, e casa-se com outro, extremamente ciumenta. Gonçalves Dias, então, desiludido, resolve tornar-se um boêmio. Com o objetivo de mudar de vida, embarca novamente para a Europa, onde passa uma temporada. Com a saúde abalada, ele resolve, anos mias tarde, voltar ao Brasil. Na viagem, porém, morre no naufrágio do navio Ville de Boulogne, em 1864, próximo ao Maranhão.
Antonio Gonçalves Dias é poeta romântico da l° fase do romantismo brasileiro, que não satisfeito de descrever subjetivamente a impressão que lhe causavam as particularidades do amor, da natureza e dos costumes da pátria, conseguiu também, identificar-se mais objetivamente com as idéias e expressões dos indígenas apesar de também idealizá-los ao modo romântico.
Usando para tal, impressões que guardara dos nossos nativos de quando teve contato na sua infância.
É preciso atentar para um detalhe da obra deste autor - sua verdadeira verve musical que encontra abrigo nas canções e tambores nativos .
Por esta razão, na visão de alguns críticos, ele é um vate indígena, pois, na sua poesia indianista, explica ou ressuscita as visões, entoa cânticos guerreiros, canta sacrifícios e combate sanguinolentos.

Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/goncalves-dias.html