6.6.13

Aclamação de Amador Bueno


Por Felipe Araújo

No período da colonização, devido ao tamanho território brasileiro, os portugueses não tinham domínio absoluto em diversas regiões do país. Neste contexto, a União Ibérica (união das dinastias de Portugal e de Espanha pós Guerra da Sucessão Portuguesa) obteve o controle de grande parte do território brasileiro favorecendo os espanhóis. Porém, no ano de 1640, ocorre o fim da União Ibérica e os portugueses exigem novamente o controle total da colônia.




Aclamação de Amador Bueno como Rei de São Paulo.

Os paulistas, que na época mantinham relações comerciais com os espanhóis no que se refere à escravização indígena e contrabando na área do Rio da Prata, ficaram apreensivos com possíveis medidas da corte portuguesa que viessem a interromper estas atividades. Naquela época, os portugueses lucravam mais com osnavios negreiros africanos do que com a escravização de índios. Após a dominação completa da Coroa de Portugal, o povo de São Paulo deveria recrutar apenas os negros para o trabalho escravo. Porém, isso iria aumentar as despesas dos paulistas, que não tinham envolvimento com o tráfico que ocorria ao longo do litoral.

Percebendo que tal medida não iria favorecer o comércio, os paulistas iniciaram uma rebelião e optaram pela formação de um Estado independente da coroa portuguesa no intuito de manter as relações com os espanhóis. Como líder do levante, o povo escolheuAmador Bueno da Ribeira, homem de posses e envolvido com osbandeirantes da cidade. Então, Amador Bueno foi aclamado rei da província pelos moradores. Contrários à escravização dos índios, os jesuítas entraram em conflito com os paulistas e foram expulsos da Vila de São Paulo.

Sabendo que uma insurreição contra a Coroa de Portugal prejudicaria ainda mais o desenvolvimento comercial da Vila de São Paulo e causaria uma violenta represália organizada por D. João IV, Amador Bueno recusou-se a aceitar a liderança da região para torná-la autônoma e acabou sofrendo uma perseguição por parte dos manifestantes.

Amador Bueno fugiu para o Mosteiro São Bento, onde se juntou aos jesuítas e jurou ser fiel ao rei D. João IV. Visto o forte poderio militar das tropas portuguesas e a recusa de Amador Bueno, o povo de São Paulo acabou por aceitar ser subordinado aos portugueses. Porém, apesar da inércia do levante, o movimento do povo de São Paulo foi lembrado um século depois com a declaração de D. Pedro I, que tornou o Brasil independente.

Fontes:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amador_Buenohttp://www.mundovestibular.com.br/articles/2854/5/RESUMO-HISTORIA-DO-BRASIL/Paacutegina5.html