2.7.13

Conheça a história da máscara do V de Vingança utilizada nas manifestações

Thomas Michel 


Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Desde o início dos protestos, as lojas da cidade aumentaram a venda das máscaras de Guy Fawkes em mais de 90%. Símbolo da revolta contra o governo e também da anonimato, o objeto sumiu das lojas nesta última semana. Em Florianópolis ela não existe mais, e o fornecedor disse que o estoque também acabou. Na loja em que trabalha Luiz Philippi, mais de 300 Guy Fawkes foram vendidas, esgotando o estoque. Agora as opções para as manifestações são as máscaras sem expressão (totalmente brancas) e as do Jason:

— Até desenhei uns bigodes nas máscaras sem expressão para ficar igual às do anônimo — conta Philippi.

"Anônimo" (ou Anonymous) é o nome mais comum por quem quer pedir a máscara nas lojas. Essa denominação caiu nas graças do povo por conta de grupos na internet que fazem dessa máscara um símbolo de ativismo virtual contra a corrupção. Mas a história por trás dessa máscara vai além.

Desenhada pelo ilustrador David Lloyd, o objeto faz parte história em quadrinhos "V de Vingança", onde V (representado pela máscara que usa as feições de Guy Fawkes) é um conspirador que pretende explodir o parlamento inglês. Ou seja, usar a máscara e ser contra a violência, é um contrassenso. V se considera um vilão, mas representa todos os injustiçados oprimidos por um governo fascista. Ele tem ideais anarquistas, onde não existe governo algum.

Quem foi Guy Fawkes?
Guy Fawkes foi um conspirador que pretendia restaurar o poder da Igreja Católica na Inglaterra, no ano de 1605. Ele fazia parte de um grupo que queria matar o rei protestante Jaime I e todos os parlamentares ingleses explodindo o parlamento britânico (assim como o personagem V, dos quadrinhos). A intenção era colocar 36 barris de pólvora no subsolo do prédio. Fawkes foi pego cuidando do material e foi o primeiro dos conspiradores presos. O caso, conhecido como "conspiração da pólvora" gerou uma manifestação folclórica no país. Até hoje a Inglaterra é um país protestante e no dia 5 de novembro bonecos de Fawkes são queimados e agredidos em praça pública (algo similar à Malhação de Judas, na Semana Santa).

O que é Anonymous?
O grupo de ativistas da internet Anonymous tem como um dos símbolos a máscara desenhada por David Lloyd. Estas pessoas se utilizam do anonimato para divulgar informações do governo e apoiar causas sociais. Uma das ferramentas utilizadas é o chamado "efeito Streisand". O "efeito Streisand" se deve ao caso onde a atriz Barbra Streisand processou um fotógrafo e impediu que a foto de sua mansão fosse divulgada. A imagem, porém, acabou sendo difundida na internet como censurada e isso criou uma publicidade maior ainda para o caso.

Ao invés de vender, lojista convida clientes a discutir política
Quando alguém pede a "máscara do anônimo", Marco Madrys não vende, mas pergunta:

— Você também vai na manifestação? Com essa pergunta ele começa uma conversa, onde revela que também quer a mudança do Brasil e pede ao cliente que, se for para lutar pelo país, que se faça essa luta de cara limpa.

— Quem coloca essa máscara se esconde atrás de um símbolo, e muitas vezes não sabe o que o símbolo significa. Se todos que usassem a máscara fossem como Guy Fawkes, estaríamos no caos — afirma Madrys.

Até agora ele não vendeu nenhuma com essa tática, porque não quer fazer isso. Ele pretende criar um senso político nas pessoas, para que elas entendam o que está acontecendo. Ele pede, para que, se quiserem comprar a máscara, que usem na nuca e não escondam a cara. Ele mesmo foi na manifestação quinta-feira, e, assim como prega, foi de cara limpa.
Fonte: HORA DE SANTA CATARINA