19.9.13

Sociedade pós-industrial


Por Fernando Rebouças

Depois da Revolução Industrial e do processo de industrialização implementado inicialmente na Inglaterra, Europa eEUA; e posteriormente, nas regiões periféricas do mundo, a sociedade passou por profundas modificações na organização do trabalho, na cultura e nas relações sociais. Durante e após o processo de industrialização surge asociedade pós-industrial, com forte tendência para a luta trabalhista, para reorganização do trabalho e voltada para o consumo.



A sociedade industrial tem como base a produção de bens de consumo e o poder de capital nas mãos dos capitalistas, proprietários dos meios de produção. Essa sociedade também desenvolveu a produção e demanda por serviços e a evolução do acesso à informação e o avanço de veículos competentes.

Além da produção de produtos de massa e da oferta de serviços, a sociedade pós-industrial viveu, a partir do século XX, a especialização do serviço para atender determinado segmentos de mercado e consumidores. O desenvolvimento tecnológico se torna como elemento primordial nessa sociedade no aprimoramento dos processos de produção, de consumo e de acesso à informação.

O mesmo desenvolvimento tecnológico repercutiu sobre a quantidade de operários nas fábricas, sendo possível a uma máquina substituir o trabalho de 20 a 50 operários, mas, por outro lado, gerar a recolocação dos trabalhadores para atuarem em outras áreas que exigem maior domínio tecnológico. Na sociedade pós-industrial, o processo de produção é alterado, na mesma proporção em que a organização das classes sociais também é alterada.

Na sociedade pós-industrial há uma ampla oferta de produtos e serviços em oposição à manufatura e ao artesanato; aceleração do desenvolvimento tecnológico, principalmente, para a informação; e ainda nomeia o conhecimento e a criatividade no topo do planejamento do trabalho.

A organização e racionalização do trabalho seguem os princípios de Taylor, Bell e demais pensadores que enxergaram profundas mudanças e evoluções nessa sociedade nos parâmetros social, político e cultural. É uma sociedade completamente diferente da sociedade agrícola ou pré-industrial, sendo mais dinâmica e atuante como produtora, consumidora e formadora de opinião.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_p%C3%B3s-industrialhttp://www.livrariasaraiva.com.br/produto/433769/a-sociedade-pos-industrialhttp://www.unicamp.br/cemarx/ANAIS%20IV%20COLOQUIO/comunica%E7%F5es/GT3/gt3m2c4.pdf