7.7.17

Veja como alguns efeitos do filme silencioso foram feitos na década de 1920



Quando você não pode confiar em um computador para melhorar (ou falso) uma cena de filme, você precisa improvisar. E nos tempos dos filmes mudos, os cineastas eram realmente muito bons em criar formas criativas para preparar efeitos especiais. Era uma classe mestra de usar ângulos de câmera específicos, juntar tiros juntos, usar pinturas de vidro fosco e torcer as perspectivas para que as coisas pareçam tão realistas quanto possível.

Silent Movie GIFs é um excelente recurso que revela como as coisas costumavam ser feitas no passado. Ele detalhou muitos exemplos famosos em uma postagem maravilhosa aqui . É uma leitura divertida para qualquer um.




1. Harold Lloyd pendurado em um relógio na Segurança Último! (1923)





Quando o Safety Last! Foi feito, não foi viável inserir um fundo falso usando projeção traseira ou tela verde, então eles usaram um truque de perspectiva. O conjunto foi construído à altura certa para a subida de Lloyd, mas no telhado de um prédio do outro lado da rua. Quando Lloyd subiu mais alto, o conjunto foi movido para edifícios mais altos.






2. Charlie Chaplin que patina em patins em uma loja de departamentos em tempos modernos (1936)





Um bom exemplo da técnica clássica de fabricação de filmes de pintura mate de vidro. Parte do fundo foi pintada em um pedaço de vidro, que foi colocado na frente da câmera.






3. Truque de olho de Colleen Moore em Ella Cinders (1926)





As duas metades de seu rosto foram filmadas separadamente, usando um tiro mate. Basicamente, um pedaço de vidro com metade do quadro pintado de preto foi colocado na frente da câmera, de modo que apenas um lado o filme foi exposto. O filme foi então bobinado, o vidro foi trocado por um com o preto do outro lado. A chave era evitar que a câmera ou a mudança de rosto de Moore na posição durante o disparo, ou o efeito fosse arruinado.






4. Mary Pickford beija-se na bochecha em Little Lord Fauntleroy (1921)





Ver dois Mary Pickfords no mesmo tiro não foi nada novo para o público, também foi feito em Stella Maris três anos antes. Décadas mais cedo, Georges Méliès descobriu como aparecer várias vezes em um tiro usando mattes e dupla exposição. Mas em uma dupla exposição normal, o ator não pode se mover de uma parte do quadro para outro sem arruinar o efeito.

O famoso cineasta Charles Rosher conseguiu o efeito de ter o Pickford movido atrás de seu próprio rosto com uma silhueta muito detalhada de Pickford pintada em vidro e usando uma armação de metal que impediu a câmera se mover. O tiro de três segundos levou 15 horas de trabalho para obter direito.






5. Douglas Fairbanks desliza para baixo uma vela em The Black Pirate (1926)





O método para alcançar esse tiro muito copiado foi descoberto pelo irmão de Fairbanks, Robert, um engenheiro. A câmera e a vela foram colocadas em um ângulo. A faca Fairbanks estava conectada a uma polia escondida e contrapeso. As hélices de avião foram usadas para que as velas se espalhem.






6. Buster Keaton passa por uma ponte quebrada em Sherlock Jr. (1924)





Outro tiro mate. A parte inferior do quadro estava apagada, alinhando-se com o topo da ponte, e Keaton foi filmado enquanto a ponte ainda estava intacta. A filmagem dos caminhões foi filmada separadamente com parte da ponte removida. Conseguir o tempo certo deve ter sido difícil.

A parte no final não é um truque de câmera, Keaton realmente fez isso.






7. Jesus cura alguns leprosos em Ben-Hur (1925)





Karl Struss, outro famoso diretor de fotografia, desenvolveu uma técnica usando um filtro de cor para alcançar esse efeito. Quando o filtro foi ajustado, a maquiagem leprosa das mulheres não era mais visível no filme. Struss usou a mesma técnica, em reverso, para a famosa cena de transformação no Dr. Jekyll e Hyde (1931).





Fonte:http://www.vintag.es/2017/04/see-how-some-cool-silent-film-effects.html#more