10.9.17

32 Fotografias surpreendentes das ruínas de Berlim através de um fotógrafo da guerra soviética



No ano passado, o fotógrafo Arthur Bondar ouviu que a família de um fotógrafo de guerra soviético estava vendendo seus negativos. O fotógrafo, Valery Faminsky, havia trabalhado para o exército soviético e manteve seus negativos da Ucrânia e Alemanha meticulosamente arquivados até sua morte em 2011. O Sr. Bondar tinha visto muitos livros e várias exposições da fotografia da Segunda Guerra Mundial, mas nunca tinha ouvido falar do Sr. Faminsky.

Ele entrou em contato com a família e, quando viu os negativos, o Sr. Bondar percebeu que ele havia tropeçado com um importante cache de imagens da Segunda Guerra Mundial feito do lado soviético. O preço que a família estava perguntando era alto - mais do que o Sr. Bondar poderia pagar como fotógrafo freelancer - mas ele pegou o dinheiro que ele havia feito de um livro sobre Chernobyl e adquiriu o arquivo.

"Eu olhei através dos negativos e percebi que eu segurava em minhas mãos uma enorme história que era quase desconhecida para pessoas comuns, até cidadãos da ex-URSS", disse ele ao The New York Times . "Tivemos tanta propaganda do período da Segunda Guerra Mundial, mas aqui vi um olhar íntimo de Faminsky. Ele estava exclusivamente interessado nas pessoas de ambos os lados das barricadas da Segunda Guerra Mundial. "

A maioria das imagens soviéticas mais conhecidas da guerra foram usadas como propaganda, para glorificar as vitórias do Exército Vermelho. Muitas vezes eles foram encenados. As imagens do Sr. Faminsky são, na sua maioria, sem verniz e não glorificam a guerra, mas focadas no custo humano e "a vida real de soldados e pessoas comuns".

































































































































(Fotos: Valery Faminsky / Cortesia de Arthur Bondar, via The New York Times )
Fonte: http://www.vintag.es/2017/03/32-rare-and-amazing-vintage-photographs.html