10.9.17

A descoberta de Tutankhamon em imagens a cores, 1922



Máscara de enterro de Tutankhamon.

Durante o início do século XX, Howard Carter, egiptólogo britânico, foi escavado por muitos anos no Vale dos Reis - um funeral real localizado na margem oeste da antiga cidade de Tebas, no Egito. Quando Carter chegou ao Egito em 1891, ele ficou convencido de que havia pelo menos um túmulo não descoberto - o do pequeno Tutankhamen conhecido, ou o Rei Tut, que morava em torno de 1400 aC e morreu quando ainda era adolescente. Com o apoio de um rico britânico, Lord Carnarvon, Carter procurou por cinco anos sem sucesso. No início de 1922, Lord Carnarvon queria cancelar a busca, mas Carter o convenceu a aguentar mais um ano.


Finalmente, a espera deu certo quando Carter encontrou os primeiros de doze passos da entrada que levaram ao túmulo de Tutankhamon. Ele rapidamente recuperou os passos e enviou um telegrama para Carnarvon na Inglaterra para que eles pudessem abrir o túmulo juntos. Carnarvon partiu para o Egito imediatamente e, em 26 de novembro de 1922, fizeram um buraco na entrada da antecâmara para procurar.


Howard Carter, Arthur Callender e um trabalhador egípcio abrem as portas do santuário mais íntimo e começam seu primeiro olhar no sarcófago de Tutankhamon.

Carter lembrou: "No começo, eu não podia ver nada, o ar quente escapava da câmara fazendo com que a luz da vela cintilasse, mas agora, enquanto meus olhos se acostumavam às luzes, os detalhes da sala emergiam lentamente da névoa, animais estranhos , estátuas e ouro - em todo lugar o brilho do ouro " .

Quando Carter e Lord Carnarvon entraram nas câmaras do interior do túmulo em 26 de novembro, ficaram entusiasmados por encontrá-lo praticamente intacto, com seus tesouros intocados após mais de 3.000 anos. Os homens começaram a explorar os quatro quartos do túmulo, e em 16 de fevereiro de 1923, sob os olhos atentos de vários funcionários importantes, Carter abriu a porta para a última câmara.

No interior havia um sarcófago com três caixões aninhados dentro um do outro. O último caixão, feito de ouro sólido, continha o corpo mumificado do rei Tut. Entre as riquezas encontradas no túmulo - santuários de ouro, jóias, estátuas, carruagens, armas, roupas - a múmia perfeitamente preservada era a mais valiosa, já que foi a primeira a ser descoberta.


Uma cama cerimonial na forma da Vaca Celestial, cercada por provisões e outros objetos na antecâmara do túmulo.

O sarcófago de Tutankhamon não possuía um, mas três caixões para segurar o corpo do rei. Os dois caixões exteriores foram trabalhados em madeira e cobertos de ouro, juntamente com muitas pedras semipreciosas, como lapis lazuli e turquesa. O caixão interno, no entanto, foi feito de ouro sólido. Quando Howard Carter apareceu pela primeira vez neste caixão, não era a imagem dourada brilhante que vemos no museu egípcio hoje. Em suas notas de escavação, Carter afirma que estava "coberto com uma camada preta grossa e que se estendia das mãos até os tornozelos. Este era, obviamente, um líquido de unção que havia sido derramado sobre o caixão durante a cerimônia de enterro e em grande quantidade (alguns dois baldes cheios) ".


Uma cama de leão dourada, um baú e outros objetos na antecâmara. A parede da câmara funerária é protegida por estátuas.

O túmulo foi roubado pelo menos duas vezes na antiguidade, mas com base nos itens retirados (incluindo óleos perecíveis e perfumes) e a evidência de restauração do túmulo após as intrusões, parece claro que esses assaltos ocorreram em vários meses na maior parte da enterro inicial.

Eventualmente, a localização do túmulo foi perdida porque passou a ser enterrada por pedacinhos de pedreiras subseqüentes, já despejadas ou lavadas por enchentes. Nos anos que se seguiram, algumas cabanas para trabalhadores foram construídas sobre a entrada do túmulo, claramente sem que ninguém saiba o que se encontrava abaixo. Quando, no final da Dinastia 20, os locais de enterro do Vale dos Reis foram sistematicamente desmantelados, o túmulo de Tutankhamon foi negligenciado, presumivelmente porque o conhecimento disso havia sido perdido, e seu nome pode ter sido esquecido.


Uma variedade de barcos modelo no tesouro do túmulo.

No total, foram obtidos 5,398 itens no túmulo, incluindo um caixão de ouro sólido, máscara facial, tronos, arcos de tiro com arco, trombetas, cálice de lótus, comida, vinho, sandálias e lingerie de linho fresco. Howard Carter levou 10 anos para catalogar os itens. Análise recente sugere que um punhal recuperado do túmulo tinha uma lâmina de ferro feita a partir de um meteorito; O estudo dos artefatos da época, incluindo outros artefatos da tumba de Tutankhamon, poderia fornecer informações valiosas sobre as tecnologias de metalurgia em torno do Mediterrâneo na época.

Durante muitos anos, os rumores de uma "Maldição dos faraós " (provavelmente alimentados por jornais que procuram vendas no momento da descoberta) persistiram, enfatizando a morte precoce de alguns dos que entraram no túmulo. Um estudo mostrou que das 58 pessoas que estavam presentes quando o túmulo e sarcófago foram abertos, apenas oito morreram dentro de uma dúzia de anos. Todos os outros ainda estavam vivos, incluindo Howard Carter, que morreu de linfoma em 1939 aos 64 anos. O último sobrevivente, o arqueólogo americano JO Kinnaman, morreu em 1961, 39 anos após o evento.


Uma cama de leão dourada e um colete de roupas embutidas entre outros objetos na antecâmara.


Sob a cama do leão na antecâmara estão várias caixas e caixas, e uma cadeira de ébano e marfim que Tutankhamun usou como criança.


Um busto dourado da Vaca Celestial Mehet-Weret e os peitos se sentam no tesouro do túmulo.


Cofres dentro do tesouro.


Vasos de alabastro ornamentados e esculpidos na antecâmara.


Em um "laboratório" criado no túmulo de Sethos II, os conservadores Arthur Mace e Alfred Lucas limpam uma das estátuas sentinelas da antecâmara.


Howard Carter, Arthur Callender e um trabalhador egípcio envolvem uma das estátuas sentinelas para o transporte.


Arthur Mace e Alfred Lucas trabalham em uma carruagem dourada da tumba de Tutankhamon fora do "laboratório" no túmulo de Sethos II.


Uma estátua de Anubis em um santuário com bastões de palhaços no tesouro do túmulo.


Carter, Callende e dois trabalhadores removem a parede divisória entre a antecâmara e a câmara funerária.


Dentro do santuário mais externo da câmara funerária, um enorme pálido de linho com rosetas de ouro, que remanescem o céu noturno, cobre os santuários menores dentro.


Carter, Callender e dois trabalhadores egípcios destrancam cuidadosamente um dos santuários de ouro dentro da câmara funerária.


Carter examina o sarcófago de Tutankhamon.


Carter e um trabalhador examinam o sarcófago mais profundo do ouro sólido.


Lord Carnarvon, financiador da escavação, lê na varanda da casa de Carter, perto do Vale dos Reis.

(Crédito da foto: Harry Burton, The Griffith Institute, Oxford. Colorizado pela Dynamichrome para a exposição "The Discovery of King Tut" em Nova York).