10.9.17

Ataque em Pearl Harbor em fotos, 1941



O USS Shaw explode depois de ser atingido por bombas durante o ataque surpresa japonês em Pearl Harbor, no Havaí, nesta foto de 7 de dezembro de 1941.

O ataque surpresa japonês em Pearl Harbor começou pouco antes das 8 horas da hora local, domingo, 7 de dezembro de 1941. Durante mais de uma hora, em duas ondas, cerca de 350 aeronaves japonesas - tendo retirado de seis porta-aviões a 230 milhas a norte de Oahu-atacado a base naval. As forças japonesas causaram estragos em navios navais dos EUA e em aeronaves dos EUA no aeródromo da ilha. Ao todo, 2.403 americanos, incluindo 68 civis, morreram no ataque. Em comparação, o Japão sofreu causalidades relativamente leves - perdeu apenas 29 aeronaves e alguns mini-submarinos.




O povo americano ficou chocado, desconcertado, surpreso e irritado pelo ataque. Em 8 de dezembro, o presidente Roosevelt dirigiu uma sessão conjunta do Congresso no Capitólio, suas palavras transmitidas em rádio para a nação: "Ontem, 7 de dezembro de 1941 - uma data que viverá em infâmia - os Estados Unidos da América foram de forma súbita e deliberada atacado pelas forças navais e aéreas do Império do Japão ".


Os pilotos japoneses recebem instruções a bordo de um porta-aviões antes do ataque a Pearl Harbor, nesta cena de um jornal japonês. Foi obtido pelo Departamento de Guerra dos EUA e lançado para notícias dos EUA.

Em seu discurso, Roosevelt pediu ao Congresso que declare a guerra contra o Japão, o que fez naquele dia. Três dias depois, os aliados do Japão, a Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos, e o Congresso retribuiu o mesmo dia. Toda a oposição doméstica anterior à entrada dos EUA na guerra cessou. Os Estados Unidos estavam agora imersos em uma guerra que levaria simultaneamente na Europa e no Pacífico.

O governo japonês decidiu atacar Pearl Harbor depois que os Estados Unidos cortaram as exportações de petróleo dos EUA para o Japão no verão de 1941. O Japão dependia dos Estados Unidos por oitenta por cento de seu petróleo e, sem os recursos de petróleo dos EUA, sua marinha não seria capaz de funcionar . Ao atacar Pearl Harbor, os japoneses esperavam paralisar ou destruir a frota do Pacífico dos Estados Unidos, de modo que a marinha japonesa reis livremente no Pacífico.


O porta-aviões japonês Zuikaku, visto em setembro de 1941. O Zuikaku logo se dirigia para o Havaí, um dos seis porta-aviões utilizados no ataque da Marinha Imperial Japonesa.

O Japão também foi motivado estrategicamente por idéias de criação de uma esfera asiática de co-prosperidade - "Ásia para os asiáticos" - em que o Japão assumiria as propriedades coloniais asiáticas da Europa e dos Estados Unidos. Com os britânicos, franceses e holandeses apanhados na guerra na Europa, os japoneses acreditavam que as potências européias não seriam capazes de defender suas participações coloniais asiáticas. De fato, nas oito horas após o ataque de Pearl Harbor, o Japão também atacou Singapura, Hong Kong e Malaya, e as possessões territoriais dos Estados Unidos das Filipinas, Guam e Wake Island.

Enquanto o ataque atingiu o objetivo pretendido, revelou-se em grande medida desnecessário. Sem o conhecimento de Yamamoto, que concebeu o plano original, a Marinha dos EUA decidiu, até 1935, abandonar a "cobrança" em todo o Pacífico em direção às Filipinas em resposta a um surto de guerra. ele adotou o "Plan Dog" em 1940, que enfatizou manter a IJN fora do Pacífico oriental e longe das pistas de embarque para a Austrália, enquanto os EUA se concentraram em derrotar a Alemanha nazista.


Avião prepara-se para o lançamento do porta-aviões da Marinha Imperial Japonesa Akagi durante o ataque de 7 de dezembro de 1941 em Pearl Harbor, no Havaí.

Felizmente para os Estados Unidos, os porta-aviões americanos não foram afetados pelo ataque japonês; Caso contrário, a capacidade da Frota do Pacífico para realizar operações ofensivas teria sido prejudicada por um ano ou mais (sem desvios da frota do Atlântico). Por assim dizer, a eliminação dos navios de guerra deixou a marinha dos EUA, sem escolha, mas confiar em seus porta-aviões e submarinos - as próprias armas com as quais a marinha dos EUA parou e, eventualmente, reverteu o adiantamento japonês.

Enquanto seis dos oito navios de guerra foram reparados e voltados ao serviço, sua velocidade relativamente baixa e seu alto consumo de combustível limitaram sua implantação, e eles serviram principalmente em papéis de bombardeio em terra (sua única ação principal era o Estreito da Batalha de Surigao em outubro de 1944). Uma grande falha do pensamento estratégico japonês era a crença de que a batalha final do Pacífico seria travada por navios de guerra, de acordo com a doutrina do capitão Alfred Thayer Mahan. Como resultado, Yamamoto (e seus sucessores) acumularam navios de guerra para uma "batalha decisiva" que nunca aconteceu.


Esta fotografia, de um filme japonês mais tarde capturado por forças americanas, foi levada a bordo do porta-aviões japonês Zuikaku, assim como um bombardeiro Nakajima "Kate" B-5N lançado no convés para atacar Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.


Vista aérea dos golpes iniciais contra navios americanos, visto de um avião japonês sobre Pearl Harbor.


Fotografia japonês capturada tomada durante o ataque em Pearl Harbor, 7 de dezembro de 1941. À distância, a fumaça sobe de Hickam Field.


Visto a distância, o navio-batalha Arizona queima enquanto afunda em Pearl Harbor após a invasão de 7 de dezembro de 1941 por bombardeiros japoneses.



Um bombardeiro japonês, suas abas de mergulho, foi fotografado por um fotógrafo da Marinha dos EUA quando o avião aproximou seu objetivo de Pearl Harbor em 7 de dezembro.


As aeronaves japonesas podem ser vistas no ar acima de Pearl Harbor (centro superior e superior direito) nesta fotografia japonesa capturada tomada durante os momentos iniciais do ataque japonês.


Navios americanos queimam durante o ataque japonês em Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.


Uma visão ampla do céu acima de Pearl Harbor, no Havaí, cheia de fumaça e fogo antiaéreo em 7 de dezembro de 1941.


As esposas dos oficiais, investigando explosões e vendo uma fumaça de fumaça à distância em 7 de dezembro de 1941, ouviram a vizinha Mary Naiden, então uma anfitriã do exército que tirou essa foto, exclama: "Há círculos vermelhos sobre esses aviões. Eles são japoneses! "Percebendo a guerra, as duas mulheres, atordoadas, começaram a se aproximar.


Fotografia aérea, tomada por um piloto japonês, do ataque a Pearl Harbor, um bombardeiro japonês no primeiro plano inferior direito.


Os marinheiros estão entre os aviões destruídos na Estação Naval da Ford Island, enquanto observam a explosão do USS Shaw em segundo plano, durante o ataque surpresa japonês em Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.


Uma bandeira dos EUA voa da popa do navio de guerra submersa USS West Virginia após o ataque japonês em Pearl Harbor, 7 de dezembro de 1941.


Um A6M-2 Zero lutador a bordo do navio da Marinha Imperial japonês Akagi durante a missão de ataque de Pearl Harbor.


O USS Shaw queima em Pearl Harbor. Bombardeiros japoneses atingiram a parte de frente do navio com três bombas. Os incêndios resultantes se revelaram incontroláveis, e Shaw foi ordenado abandonado. Pouco depois, suas revistas de munições avançadas detonaram em uma explosão espetacular, removendo completamente o arco.


O USS California afunda na lama de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.


Um pequeno barco resgata um membro da tripulação USS West Virginia da água após o bombardeio japonês de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. Dois homens podem ser vistos na superestrutura, centro superior. O mastro do USS Tennessee está além da queima da Virgínia ocidental.


As revistas diretas de USS Arizona explodem depois que ela foi atingida por uma bomba japonesa em 7 de dezembro de 1941. Quadro cortado de uma imagem a cores tirada de bordo USS Solace.


Os aviões japoneses sobre o Havaí durante o ataque a Pearl Harbor são mostrados nesta cena a partir de um newsreel japonês. O filme foi obtido pelo Departamento de Guerra dos EUA e mais tarde lançado para notícias americanas.


Marinheiros na Naval Air Station (NAS) Kaneohe tentam salvar um incendiário PBY Catalina no rescaldo do ataque japonês em Pearl Harbor.


Os navios de guerra West Virginia e Tennessee queimando após o ataque japonês em Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941.


O petróleo queima nas águas de Pearl Harbor, perto da estação aérea naval, após o ataque japonês em Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.


O USS Maryland, um navio de guerra ancorado no interior do USS Oklahoma, que caiu, foi danificado ligeiramente no ataque japonês em Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.


O navio de batalha USS Arizona gera fumaça enquanto ele se afunda no mar durante um ataque surpresa japonês em Pearl Harbor, no Havaí.


Os repórteres da Casa Branca derrubaram os telefones em 7 de dezembro de 1941, depois de terem sido informados pelo secretário de imprensa presidencial Stephen T. Early que os submarinos e aviões japoneses haviam acabado de bombardear a frota do Pacífico dos EUA em Pearl Harbor, no Havaí.


Vendendo papéis em 7 de dezembro de 1941 na Times Square, na cidade de Nova York, anunciando que o Japão atacou bases norte-americanas no Pacífico.


Declarando o Japão culpado de um ataque cruelmente não provocado, o presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, pediu ao Congresso que declare a guerra, em 8 de dezembro de 1941. Ouvindo, o vice-presidente Henry Wallace, à esquerda, e o presidente da Câmara, Sam Rayburn.


O presidente Roosevelt assina a declaração de guerra após o bombardeio japonês de Pearl Harbor, na Casa Branca de Washington, distrito de Columbia, em 8 de dezembro de 1941.


Jovens japoneses americanos, incluindo vários selecionados do exército, se reúnem em torno do carro de um repórter na seção japonesa de São Francisco, em 8 de dezembro de 1941


O minelayer USS Oglala está virado depois de ter sido atacado por aeronaves e submarinos japoneses no ataque a Pearl Harbor.


Danos pesados ​​são vistos nos destroyers USS Downes e USS Cassin, estacionados em Pearl Harbor, após o ataque japonês na ilha havaiana em 7 de dezembro de 1941.


Um tiro interior de um hangar de aeronaves destruídas no Wheeler Field, no Havaí, em 11 de dezembro de 1941.


Nesta foto fornecida pela Marinha dos EUA, a oito milhas de Pearl Harbor, estilhaços de uma bomba japonesa criaram este carro e mataram três civis no ataque de 7 de dezembro de 1941. Duas das vítimas podem ser vistas no banco da frente. A Marinha informou que não havia um alvo militar próximo.


Naufrágio do primeiro avião japonês derrubado durante o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.


Um submarino anão japonês, parte da força de ataque em Pearl Harbor, encalhado em Bellows Field.


Uma pequena multidão inspeciona o dano, dentro e fora, depois que uma bomba japonesa atingiu a residência de Paul Goo durante o ataque aéreo japonês em 7 de dezembro de 1941.


As uniões não identificadas do consulado japonês começaram a gravar jornais, livros contabilísticos e outros registros pouco depois que o Japão foi à guerra contra os EUA, em 7 de dezembro de 1941, em Nova Orleans, Louisiana. A polícia parou o fogo depois que a maioria dos papéis foi destruída.


Este japonês não identificado se volta para enfrentar um visitante no Consulado japonês em Chicago, em 9 de dezembro de 1941. Revestido apenas em roupas íntimas, ele ficou assustado enquanto estava tomando documentos e arquivos de um gabinete. Os papéis confidenciais no consulado foram queimados.


Seguindo a tradição havaiana, marinheiros homenageam homens mortos durante o ataque japonês de 7 de dezembro de 1941 na estação aérea naval de Kaneohe, Oahu. As vítimas foram enterradas em 8 de dezembro. Essa cerimônia ocorreu em algum momento durante os meses seguintes.


Vista aérea mostrando águas oleadas e as docas secas na Base Naval dos EUA Pearl Harbor, no Havaí, após o ataque japonês, visto em 10 de dezembro de 1941.

(Foto de crédito: US Navy / AP Photo).

Fonte:http://rarehistoricalphotos.com/attack-on-pearl-harbor-in-pictures-1941/