10.9.17

Fotografias raramente vistas da cor das consequências da Batalha de Dunquerque em 1940



A Batalha de Dunkirk ocorreu em Dunkirk / Dunkerque, na França, durante a Segunda Guerra Mundial entre os Aliados e a Alemanha Nazista. Como parte da Batalha da França na Frente Ocidental, a Batalha de Dunkerque foi a defesa e evacuação das forças britânicas e aliadas na Europa de 26 de maio a 4 de junho de 1940.

Após os eventos em Dunkirk, as forças alemãs se reagruparam antes de iniciar uma operação chamado Fall Rot("Case Red"), um assalto renovado para o sul, a partir de 5 de junho. Embora duas divisões britânicas novas tenham começado a se mudar para a França na tentativa de formar uma Segunda Força Expedicionária Britânica (BEF), a decisão foi tomada em 14 de junho para retirar todas as tropas britânicas restantes; uma evacuação chamada Operação Ariel. Até 25 de junho, quase 192 mil funcionários aliados, 144 mil britânicos, foram evacuados por diversos portos franceses. Embora o exército francês tenha lutado, as tropas alemãs entraram em Paris em 14 de junho. O governo francês foi forçado a negociar um armistício em Compiègne em 22 de junho.

A perda de material nas praias foi enorme. O exército britânico deixou equipamentos suficientes para equipar cerca de oito a dez divisões. Descartados na França foram, entre grandes quantidades de munições, 880 armas de campo, 310 armas de grande calibre, cerca de 500 armas antiaéreas, cerca de 850 pistolas anti-tanque, 11.000 metralhadoras, cerca de 700 tanques, 20.000 motocicletas e 45.000 automóveis e caminhões. O equipamento do exército disponível em casa era apenas suficiente para equipar duas divisões. O Exército britânico precisava de meses para reabastecer adequadamente e algumas iniciativas planejadas de novos equipamentos foram interrompidas, enquanto os recursos industriais se concentraram em compensar as perdas. Os oficiais disseram às tropas que caíram de Dunquerque para queimarem ou desativarem seus caminhões (para não permitir que eles beneficiem as forças alemãs avançadas). A escassez de veículos do exército após Dunkirk foi tão grave que o Royal Army Service Corps (RASC) foi reduzido a recuperar e restaurar o número de ônibus e treinadores obsoletos de scrapyards britânicos para pressioná-los para serem utilizados como transportes de tropas. Alguns desses cavalos de trabalho antigos ainda estavam em uso até a campanha norte-africana de 1942.

Um memorial de mármore à batalha está em Dunkirk. A inscrição francesa é traduzida como: "Para a gloriosa lembrança dos pilotos, marinheiros e soldados dos exércitos franceses e aliados que se sacrificaram na Batalha de Dunquerque, de maio a junho de 1940."

















































(Fotos: Hugo Jaeger-The LIFE Picture Collection / Getty Images)
Fonte: http://www.vintag.es/2017/03/rarely-seen-color-photographs-of.html