10.9.17

Guerra aérea da Primeira Guerra Mundial, 1914-1918



Um avião de reconhecimento de biplano de dois assentos francês SPAD S.XVI, que voa sobre o Setor Compeign, França ca. 1918. Observe os padrões de ziguezague das trincheiras defensivas nos campos abaixo.

A guerra aérea não era, de modo algum, uma invenção da Primeira Guerra Mundial. Os balões já haviam sido utilizados para a observação e distribuição de propaganda durante as guerras napoleônicas e o conflito franco-prussiano de 1870-1871. Planes foram usados ​​para missões de bombardeio durante a guerra italo-turca de 1911-1912. No entanto, a guerra aérea durante a Primeira Guerra Mundial marcou uma ruptura com esses exemplos passados. Foi o primeiro conflito durante o qual as aeronaves estiveram envolvidas em larga escala e desempenharam um papel importante.




No início da guerra, a utilidade das máquinas de ar foi encontrada com certo cepticismo por parte de oficiais superiores de todos os lados. Na verdade, os aviões foram envolvidos principalmente em missões de observação durante o primeiro ano do conflito. No entanto, o progresso rápido aumentou a performance dos aviões. Em 1915, o fabricante de aviões holandeses Anthony Fokker, que trabalhava para os alemães, aperfeiçoou uma invenção francesa que permitiu a metralhadora através da hélice. Esta descoberta teve uma conseqüência revolucionária: a criação de aviões de combate. Este tipo de avião deu uma vantagem aos alemães durante 1915.


O piloto alemão Richard Scholl e seu co-piloto tenente Anderer, em engrenagem de vôo ao lado de seu biplano Hannover CL.II em 1918.

Sua superioridade aérea duraria até abril de 1916, dois meses após o início da batalha de Verdun. Posteriormente, o domínio dos aliados foi obtido através da criação de esquadrões de luta franceses e da expansão do British Royal Flying Corps. O controle do céu foi mudar as mãos novamente na primeira metade de 1917, quando os alemães reformaram seus esquadrões e introduziram lutadores modernos. Em abril de 1917, apelidado de 'abril sangrento', os britânicos sofreu quatro vezes mais baixas do que os alemães. Mas as coisas estavam em movimento no lado aliado. As reorganizações bem-sucedidas na França e na Grã-Bretanha trouxeram o controle aéreo para o bem até o Armistice.

Durante 1915, outro passo importante foi dado quando os alemães organizaram o bombardeio estratégico sobre a Grã-Bretanha e a França pelos dirigíveis de Zeppelin. Em 1917-18 foram usados ​​também bombardeiros "Gotha" e "gigante". Este novo tipo de missão, visando centros de logística e de fabricação, prefigurava uma estratégia comumente adotada no final do século. Inevitavelmente, bombardeios de portos e fábricas foram rapidamente adotados por todos os lados e levaram a mortes civis.


Bombardeiros britânicos Handley-Page em uma missão, Frente ocidental, durante a Primeira Guerra Mundial. Esta fotografia, que parece ter sido tirada da cabana de um bombardeiro Handley-Page, é atribuída a Tom Aitken. Ele mostra outro bombardeiro de Handley-Page que está em uma missão de bombardeio. O modelo 0/400 bombardeiro, que foi introduzido em 1918, poderia transportar 2.000 libras (907 quilos) de bombas e poderia ser equipado com quatro metralhadoras Lewis.

Embora o número de civis mortos por máquinas aéreas tenha permanecido pequeno durante a guerra, esses ataques aéreos, no entanto, causaram um terror generalizado. No entanto, os aviões foram, ocasionalmente, uma visão bem-vinda. Na verdade, aviões e balões foram utilizados pelos Aliados de 1915 a 1918 para lançar folhetos de propaganda sobre a França, a Bélgica e a Itália ocupadas, a fim de combater a guerra psicológica alemã. A propaganda também foi lançada em soldados alemães na tentativa de desmoralizá-los.

Em 1915, a aviação chamou a atenção da imprensa tanto na Alemanha como nos países aliados. Os pilotos de combate creditados com pelo menos cinco vitórias foram conhecidos como "ases" e foram admirados como celebridades em Home Fronts até o final do conflito. Este fenômeno ilustra a capacidade da cultura de guerra de penetrar em todos os aspectos da sociedade, mas também sublinha um paradoxo: os heróis do ar tornaram-se glamurosos porque eram limpos e considerados nobres enquanto seus homólogos de infantaria continuavam sendo uma missa anônima, presa na lama das trincheiras . Essa admiração romantica pelo público de ases voosos foi uma causa de tensão e ciúme entre o exército e a força aérea.


Os soldados alemães atendem a uma pilha de latas de gás anexadas a um colector, inflando um balão cativo na frente ocidental.

No final da guerra, o impacto das missões aéreas na guerra terrestre foi retrospectivo, principalmente, tático - o bombardeio estratégico, em particular, ainda era muito rudimentar. Isto foi em parte devido ao seu financiamento e uso restrito, como era, afinal, uma nova tecnologia. Por outro lado, a artilharia, que teve talvez o maior efeito de qualquer braço militar nesta guerra, foi em grande parte tão devastadora como era devido à disponibilidade de fotografia aérea e "mancha" aérea por balão e aeronave.

O apoio aéreo tático teve um grande impacto na moral da tropa e se mostrou útil tanto para os Aliados quanto para os alemães durante 1918 quando coordenado com ações de força terrestre. Mas tais operações eram muito dependentes do clima para ter um efeito considerável. Enquanto isso, os aviões de combate tiveram um impacto significativo na facilitação de outras atividades aéreas. A aviação fez grandes avanços tecnológicos em frente durante o conflito. A guerra no ar também provou ser um campo de experimentação onde as táticas e doutrinas foram imaginadas e testadas.


Um balão de observação de tipo alemão Ae 800 ascendente.


Um monoplano Taube alemão capturado, exibido no pátio dos Invalides, em Paris, em 1915. O Taube era um avião da Primeira Guerra Mundial, apenas usado brevemente na linha de frente, substituído mais tarde por projetos mais recentes.


Um soldado coloca com uma câmera de arma Hythe Mk III durante as atividades de treinamento em Ellington Field, Houston, Texas, em abril de 1918. O Mk III, construído para combinar com o tamanho, manuseio e peso de uma arma de Lewis, foi usado para treinar artilheiros aéreos , gravando uma fotografia quando o gatilho foi puxado, para posterior revisão, quando um instrutor poderia treinar treinandos em melhores estratégias de mira.


Capitão Ross-Smith (à esquerda) e Observador na frente de um Lutador Moderno de Bristol, 1º Esquadrão AFC Palestina, fevereiro de 1918. Essa imagem foi tirada usando o processo Paget, um experimento inicial em fotografia a cores.


O tenente Kirk Booth do US Signal Corps foi levado para o céu pela gigante pipa transportadora de homens de Perkins em Camp Devens, Ayer, Massachusetts. Enquanto os Estados Unidos nunca usaram essas pipas durante a guerra, os exércitos alemães e franceses usaram alguns na linha de frente.


Naufrágio de um albatroz alemão D. III biplano de lutador.


Piloto não identificado com um tipo de aparelho de respiração. Imagem tirada pelo OIC Photographic Detachment, Hazelhurst Field, Long Island, Nova York.


Um avião de Farman com foguetes anexados aos seus struts.


Um balão alemão sendo derrubado.


Uma aeronave em chamas cai do céu.


Um alemão Pfalz Dr.I avião de combate de triplane de um assento, ca. 1918.


Balões de observação perto de Coblença, Alemanha.


Observador em uma gôndola de balão alemão dispara sinais de luz com uma pistola.


Vôo noturno em Le Bourget, França.


Plano de reconhecimento britânico que voa sobre linhas inimigas, na França.


Bombardeando Montmedy, a 42 km ao norte de Verdun, enquanto tropas americanas avançam no setor Meuse-Argonne. Três bombas foram lançadas por um bombardeiro dos EUA, um atingindo uma estação de abastecimento, os outros dois no meio do ar, visíveis em seu caminho para baixo. Black puffs of smoke indicam fogo antiaéreo. À direita (oeste), um edifício com um símbolo da Cruz Vermelha pode ser visto.


Os soldados alemães atendem a uma aeronave alemã levantada.


Aviador japonês, 1914.


Um serviço de domingo de manhã em um aeródromo na França. O capelão conduzindo o serviço de um avião.


Um observador na ponta da cauda do dirigível inglês R33 em 6 de março de 1919 em Selby, Inglaterra.


Os soldados carregam um conjunto de asas de avião alemãs.


Capitão Maurice Happe, banco traseiro, comandante do esquadrão francês MF 29, sentado no seu bombardeiro Farman MF.11 Shorthorn com um capitão Berthaut. O avião traz as insígnias da primeira unidade, uma Croix de Guerre, ca. 1915.


Um avião alemão sobre as pirâmides de Gizé no Egito.


Carro do Dirigível Militar Francês "Republique".


Um piloto alemão morreu em seu avião acidentado na França, em 1918.


Um EI de Pfalz alemão se prepara para pousar, abril de 1916.


Um balão de observação retornando. Um pequeno exército de homens, anão do balão, controla sua descida com uma infinidade de cordas. A cesta anexada ao balão, com espaço para duas pessoas, pode ser vista sentada no chão. Freqüentemente um alvo para tiroteio, aqueles que realizavam observações nesses balões eram obrigados a usar pára-quedas para uma descida rápida, se necessário.


Fotografia de reconhecimento aéreo mostrando uma paisagem marcada por trincheiras e crateras de artilharia. Fotografia pelo piloto Richard Scholl e seu co-piloto tenente Anderer perto de Guignicourt, no norte da França, 8 de agosto de 1918. Um mês depois, Richard Scholl foi desaparecido.


Hidroavião alemão, ca. 1918.


A cavalaria francesa observa um avião do exército passado.


Anexando uma bomba de 100 kg a um avião alemão.


Soldados em silhueta contra o céu se preparam para disparar uma arma antiaérea. À direita da fotografia, um soldado recebe uma grande concha para a arma. A Batalha de Broodseinde (outubro de 1917) fazia parte de uma ofensiva maior - a terceira batalha de Ypres - projetada por Sir Douglas Haig para capturar a crista de Passchendaele.


Uma aeronave. quebrou e queimou em território alemão, ca. 1917.


Uma aeronave de biplano Sopwith 1 1/2 Strutter decolando de uma plataforma construída em cima da torre de "Q" do meio da Austrália da HMAS, em 1918.


Um fotógrafo aéreo com uma câmera Graflex, ca. 1917-18.


14ª Seção de Fotografia, 1º Exército, "A Seção Ballonaútica". Capt. AW Stevens (centro, primeira linha) e pessoal. Ca. 1918. Seção Fotográfica do Serviço Aéreo.


Foto aérea de um campo de batalha com cratera. As linhas diagonais escuras são as sombras dos poucos troncos de árvores restantes.


Um comandante britânico começando em uma incursão, voando um biplano Airco DH.2.


O quartel bombardeado em Ypres, visto de 500 pés.


No. 1 Esquadrão, uma unidade do Australian Flying Corps, na Palestina em 1918.


Voltando de um vôo de reconhecimento durante a Primeira Guerra Mundial, uma visão das nuvens de cima.

As unidades da força aérea foram reorganizadas em várias ocasiões para atender a crescente necessidade dessa nova arma. Crucialmente, as estratégias aéreas desenvolvidas durante a Primeira Guerra Mundial lançaram as bases para uma forma moderna de guerra no céu. Durante o curso da Guerra, as Perdas de aeronaves alemãs representaram 27.637 por todas as causas, enquanto as Perdas da Entente numeraram mais de 88.613 perdas (52.640 França e 35.973 Grã-Bretanha).

(Foto de crédito: Bundesarchiv / Bibliotheque nationale de France / Museu Nacional da Primeira Guerra Mundial, Kansas City, Missouri, EUA / Texto: Bernard Wilkin).

Fonte: http://rarehistoricalphotos.com/aerial-warfare-of-first-world-war/