13.9.17

Revolução de Outubro





A Revolução de Outubro aconteceu na Rússia, e também ficou conhecida como Revolução Bolchevique e Revolução Vermelha. Essa foi a segunda fase da revolução que começou em 1917 na Rússia. O processo teve início com a insurreição dos Bolcheviques, liderada por Vladimir Lênin.

Essa foi considerada a primeira revolução comunista marxista do século XX. O movimento se instaurou durante o chamado governo provisório, que não permitia a participação de determinados grupos nas decisões políticas do país.

Esse governo enfrentou dificuldades na economia e manteve as tropas russas na Primeira Guerra Mundial. Os fatos desagradaram os grupos revolucionários e fizeram com que a visão política de Lênin ganhasse adeptos.

Os revolucionários pregavam que a Rússia deveria ser governada pelos sovietes. Para isso, seria necessário realizar uma nova tomada de poder no país.

Em 25 de outubro de 1917, o soviete de Petrogrado realizou uma insurreição. O ato foi organizado pelo Comitê Militar Revolucionário. Com isso, Lênin passou a comandar o governo e o Partido Bolchevique passou a controlar os processos no país.



O governo bolchevique logo aprovou decretos relativos à paz, aos direitos civis e à distribuição de terras. Os sovietes também alteraram os padrões do Congresso Pan-Russo, garantindo a participação da população com o Conselho Executivo e o Conselho dos Comissários do Povo.

Contudo, o movimento teve uma grande rejeição dos conservadores russos. Sendo assim, uma guerra civil contra os bolcheviques foi iniciada, com a ajuda de tropas estrangeiras, burgueses e conservadores.

Essa guerra civil foi sangrenta e envolveu o exército vermelho (revolucionário) e o exército branco (anti-socialista). A guerra civil foi vencida pelo governo bolchevique.

Depois dessa vitória, em 1918, várias medidas foram adotadas a favor dos trabalhadores. O sistema judiciário russo também foi alterado e os presos passaram a ter o direito de frequentar escolas na prisão. Em 1922, os bolcheviques, liderados por Lênin, criaram a União Soviética.

Para os historiadores, a Revolução de Outubro marcou um período de recuperação da estrutura democrática na Rússia, pautada no pensamento de Lênin. Isso fez com que o país fosse capaz de mudar sua realidade.

A Revolução Russa de Outubro de 1917 encerrou diversos conflitos sociais no país, além de ter derrubado o Governo Provisório. Os sovietes, que comandaram o movimento, surgiram em Petrogrado, atual São Petersburgo, e representaram os interesses dos trabalhadores.

Após a morte de Lênin, em 21 de janeiro de 1924, Josef Stalin assumiu o poder na União Soviética.

Fonte:http://www.grupoescolar.com/pesquisa/revolucao-de-outubro.html